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Com apoio de tecnologia e denúncias, CPFL Paulista regulariza 1,3 mil fraudes no 1º semestre na região de São Carlos e Araraquara

Data:
28/12/2021

Com apoio de tecnologia e denúncias, CPFL Paulista regulariza 1,3 mil fraudes no 1º semestre na região de São Carlos e Araraquara


Escrito por: Assessoria de Imprensa   12/08/2020


Distribuidora, em parceria com a polícia, desenvolveu ações que possibilitaram combater os “gatos” e recuperar um volume de energia suficiente para abastecer quase 60 mil residências por um mês


​São Carlos, 13 de agosto de 2020. Os investimentos da CPFL Paulista no uso de inteligência, tecnologia e canais de denúncias resultaram em uma maior eficiência de suas ações de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”. Tanto que, no primeiro semestre deste ano, a companhia conseguiu regularizar 1.382 fraudes e recuperar 8,9 GWh na região de São Carlos e Araraquara. O volume, que já corresponde a 95,4% do recuperado durante 2019, seria suficiente para abastecer 59.604 residências durante um mês.


“A CPFL Paulista realiza constantemente importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também investiu em novas tecnologias e treinamento das equipes, aprimorando seus processos de monitoramento e análise”, afirma Roberto Sartori, presidente da distribuidora.


“Estamos continuamente melhorando nossos modelos de detecção de fraudes, e isso, somado a apuração de algumas denúncias, faz com que possamos inibir esses furtos, que além de serem crime, podem prejudicar uma região trazendo instabilidade na energia e riscos à segurança da população”, ressalta Rafael Lazzaretti, diretor comercial do grupo.


Entre os municípios com maior recuperação de energia na região, Araraquara registrou 2,7 mil MWh, ficando em primeiro lugar. São Carlos ocupa a segunda posição com 1,6 mil MWh. Matão é a terceira da lista com 1,2 mil MWh, enquanto Ibitinga, com 631 MWh, seguida por Américo Brasiliense, com 542 MWh, fecham o ranking.






























AÇÕES CONTRA FRAUDES E FURTOS DE ENERGIA



 REGIÃO DE ARARAQUARA E SÃO CARLOS - 1º SEMESTRE DE 2020



MUNICÍPIO



Energia Recuperada (MWh)



Inspeções



Fraudes



ARARAQUARA



2.712



3.405



385



SÃO CARLOS



1.675



3.001



344



MATÃO



1.210



1.651



181



IBITINGA



631



1.449



135



AMÉRICO BRASILIENSE



542



687



61



 


Geral. No primeiro semestre de 2020, após quase 140 mil inspeções realizadas, a recuperação de energia em toda a área de atuação da distribuidora foi de 101 GWh, o que abasteceria 675.912 residências por um mês. Esse total já corresponde a 72,8% do volume recuperado durante 2019. As dez cidades com maior recuperação de energia da CPFL Paulista entre janeiro e junho deste ano são:


















































AÇÕES CONTRA FRAUDES E FURTOS DE ENERGIA



 CPFL PAULISTA - 1º SEMESTRE DE 2020



MUNICÍPIO



Energia Recuperada (MWh)



Inspeções



Fraudes



CAMPINAS



20.275



29.246



3.027



RIBEIRÃO PRETO



9.487



15.527



1.596



BAURU



5.369



7.400



469



SUMARÉ



4.654



5.520



376



PIRACICABA



4.596



5.323



1.004



SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



2.974



3.750



686



ARARAQUARA



2.712



3.405



385



HORTOLÂNDIA



2.662



4.067



399



ARAÇATUBA



2.155



2.820



382



FRANCA



2.026



3.268



332




Em 2019, a distribuidora recuperou 139,2 GWh de energia, suficiente para abastecer mais de 77 mil residências por ano. Se essa energia recuperada for convertida em tarifa de venda de energia, representa cerca de R$ 91 milhões, dos quais parte desse valor volta para os cofres públicos em forma de impostos (ICMS e PIS/Cofins) que não foram pagos e serão revertidos para benefício da população.


Eficiência. O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resultam em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.


Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos. 


Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Em 2020 os números de boletins de ocorrência registrados contra fraudadores cresceram em mais de 300%, somando 334 boletins de ocorrência até junho em toda a área da CPFL Paulista.


As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.


Clientes da CPFL Paulista podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].