Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

CPFL Soluções lança curso exclusivo para formar mulheres eletricistas

Data:
28/12/2021

CPFL Soluções lança curso exclusivo para formar mulheres eletricistas


Escrito por: Assessoria de Imprensa   21/07/2021


 Curso gratuito ajuda a impulsionar a mão de obra feminina em profissão que ainda é majoritariamente masculina


Sorocaba, 22 de julho de 2021. Mulheres podem estar onde quiserem e ocupam, cada vez mais, espaço em funções que antes eram vistas como sendo do universo masculino. Para impulsionar a ascensão feminina e a igualdade de gênero em uma profissão que ainda é ocupada majoritariamente por homens, a CPFL Soluções vai abrir turmas exclusivas para mulheres dentro do programa Escola de Eletricistas. As inscrições estão abertas e seguem até  6 de setembro.


O curso é gratuito e, em Sorocaba, é realizado em conjunto com o Instituto de Educação Pró-Energia de São Paulo (IPESP). O projeto conta ainda com a parceria da Mamajobs e da ONG Mulher em Construção, que vão dar apoio na divulgação do curso e conexão da CPFL com mulheres e mães que desejam se desenvolver como eletricistas.


Ao todo, serão ofertadas 16 vagas e podem participar moradoras de Jundiaí, Sorocaba, Salto, Itapetininga e São Roque. Além de residirem nestas cidades, as candidatas precisam ter 19 anos ou mais, ensino fundamental completo e carteira de habilitação na Categoria B, válida e definitiva. 


A ajudante de eletricista Ana Elisa de Oliveira Fogaça, de 29 anos, fez o curso da Escola de Eletricistas e é uma das nove mulheres que estão na função dentro da empresa. “Desde pequena admirava o trabalho dos eletricistas, mas não imaginava que pudesse trabalhar com isso, até que, um dia, vi na rua uma moça da CPFL fazendo isso e pensei: se ela pode, por quê eu não?”, conta ela, que foi atrás de capacitação. 


“As pessoas ainda se surpreendem quando estou na rua. Perguntam se subo em poste e se faço tudo o que um homem faz no trabalho e respondo que sim. As mulheres podem fazer esse trabalho, com certeza, e seria bom que outras considerassem fazer esse trabalho”, avalia a ajudante de eletricista que atua em Avaré.


As inscrições são feitas com o envio de currículo atualizado para o e-mail [email protected], com o título “ESCOLA ELETRICISTA SOROCABA” no assunto, ou por meio do site da CPFL no trabalhe conosco. As etapas do processo seletivo serão eliminatórias e ocorrerão entre 9 de agosto e 8 de setembro, com teste prático em altura, teste psicológico, entrevista e exames médicos.


As informações para participar do processo seletivo serão informadas via e-mail às selecionadas, após avaliação e aprovação das inscrições. Para participar do curso, a candidata precisa ter sido aprovada em todas as etapas do processo seletivo e apresentar cópia do CPF, RG e certificado de conclusão do Ensino Fundamental. 


O curso será ministrado de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, entre 27 de setembro e 19 de outubro, com parte prática realizada até 17 de dezembro.  Seguindo os critérios da OMS, os decretos estaduais e municipais de contenção e quarentena do Covid-19, as aulas serão inicialmente on-line e podem ser retomadas na forma presencial conforme a flexibilização permitida pelas autoridades competentes. 


Para participar, a aluna selecionada deverá ter acesso a computador e internet, por meio de recursos próprios, para as aulas remotas. Havendo a devida liberação, o curso presencial será realizado no Ipesp, na cidade de Sorocaba. A participação no curso não garante vaga no quadro de colaboradores do Grupo CPFL. 


Escola de Eletricistas


A escola de eletricistas da CPFL Soluções faz parte do plano de sustentabilidade da companhia, lançado em 2020, com o objetivo de aplicar mais de R$ 1,8 bilhão, até 2024, para impulsionar a transição do setor para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia, maximizando impactos positivos na comunidade em que atua e na cadeia de valor. 


SERVIÇO - Curso gratuito de Formação de Eletricistas 


Inscrições: de 14 de julho a 6 de setembro, pelo e-mail [email protected]


Processo Seletivo: de 9 de agosto a 8 de setembro


Local das Aulas Presenciais: IPESP – Sorocaba, assim que possível


Período previsto das aulas: 27 de setembro a 19 de outubro (on-line) e até 17 de dezembro (prático).


Horário previsto do curso: segunda a sexta, das 8 às 18 horas (pode ocorrer necessidade de aulas aos sábados, mas isso será informado previamente)