Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Fique atento às dicas da CPFL para não cair em fraudes

Data:
28/12/2021

Fique atento às dicas da CPFL para não cair em fraudes


A CPFL Energia informa seus clientes sobre medidas de segurança quando houver suspeitas de fraude ou estelionato, nas orientações apresentadas a seguir:


Informações sobre o atendimento de eletricistas ou prestadores de serviço da CPFL


• O acesso do colaborador ou prestador de serviço da CPFL está restrito ao medidor de energia elétrica. 

• Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniforme-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá com nome e foto.  

• Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica são realizados via conta de energia. 

• As distribuidoras da CPFL, visando facilitar o pagamento das contas de energia neste momento atípico, firmou uma parceria com empresas terceiras como SCS e BV. De forma piloto, o colaborador dessas empresas vai até as residências com uma máquina de cartão de débito (não aceitará dinheiro e nem cartão de crédito). 

 
Informações sobre a conta de Energia


• Além da sua conta de energia, a CPFL também envia cartas informativas que devem ser abertas e lidas pelo cliente;

• Em caso de conta suspeita, acesse o site www.cpfl.com.br, realize a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido;

• Para sua comodidade, segurança e respeito ao meio ambiente, a CPFL disponibiliza o cadastro de sua conta por e-mail e débito automático em sua conta bancária.

• Sobre contas por e-mail, é importante atentar-se a:

- Você sempre será direcionado a um endereço seguro, que é contadigital.cpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado através da própria conta digital do cliente;

- Sua conta de energia nunca é aberta diretamente ou enviada via anexo ou direcionada para qualquer outro endereço que não seja contadigital.cpfl.com.br;

- Antes de confirmar qualquer pagamento de contas de energia no seu aplicativo ou caixa eletrônico, confira se os dados que aparecem na tela são os da CPFL: 

- Beneficiário: Razão social da Distribuidora Correspondente 

- CNPJ da Distribuidora Correspondente

- Se o pagamento for feito na boca do caixa ou em casas lotéricas, solicite para o atendente confirmar se são esses os dados antes de confirmar o pagamento.

- Se forem diferentes, NÃO EFETUE O PAGAMENTO e contate a Distribuidora através dos canais oficiais para solicitação da segunda via da conta de energia.

• Para evitar transtornos aos clientes e facilitar a organização dos pagamentos, a CPFL  está comunicando antecipadamente nas contas com vencimento em junho, o aviso de inadimplência em um formato de destaque na conta, com tempo hábil para que os clientes possam regularizar os débitos junto à distribuidora antes do término do período.  Este aviso de inadimplência e comunicado de risco de corte sempre foram informados no campo de “aviso importante” nas contas de energia e, neste momento, a CPFL optou por um aviso destacado para garantir que o cliente veja a informação e possa se planejar, quitando/negociando seus débitos.


Imagem carimbo de corte

Em caso de dúvida, a orientação é de que os clientes procurem os canais oficias de atendimento disponíveis em nosso site www.cpfl.com.br


Informações sobre contatos via telefone e e-mail


• A CPFL alerta para a atuação de golpistas que utilizam o nome da companhia ao ligar para os clientes e solicitar pagamento de boletos ou depósitos bancários.

• Importante saber que ninguém do poder público ou judiciário está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Os clientes são avisados previamente, através da conta de energia, se estão com débitos em aberto.

• A CPFL não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. 

• A CPFL não realiza sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia.

• A CPFL ao confirmar dados, o faz somente com o objetivo fim de melhor atendê-lo (e isto não inclui o pedido de eventuais senhas por parte deles ou de valores financeiros). Sugerimos aos clientes manterem o seu cadastro atualizado em nosso banco de dados.

• A CPFL possui convênio com empresas que podem oferecer serviços a serem cobrados via conta de energia, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No entanto, estas empresas parceiras não têm autorização da CPFL para solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado à prestação de serviço e fora de lançamento na fatura da unidade consumidora. 

• Em situações suspeitas, a CPFL orienta o cliente a não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado. 


Caso o cliente se sinta lesado, a CPFL recomenda o imediato registro de um Boletim de Ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos competentes.