Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

State Grid adquire o controle acionário da CPFL Energia

Data:
28/12/2021

State Grid adquire o controle acionário da CPFL Energia


Escrito por: Assessoria de Imprensa   22/01/2017


Campinas, 23 de janeiro de 2017 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, tem um novo acionista controlador. A State Grid, a maior empresa do setor elétrico do mundo, concluiu hoje a aquisição de 54,64% de participação acionária no Grupo que pertenciam à Camargo Corrêa e aos fundos de pensão Previ, Fundação Cesp, Sabesprev, Sistel e Petros. 


A aquisição do controle acionário da CPFL Energia pela State Grid fortalece a estratégia de crescimento do Grupo CPFL e seu protagonismo no setor elétrico brasileiro. Segunda maior empresa do mundo, de acordo com a revista Fortune, a State Grid tem números superlativos, detalhados a seguir: atende a mais de 1,1 bilhão de clientes na China, cobrindo em torno de 88% do território chinês; faturamento de US$ 320 bilhões em 2015; US$ 480 bilhões em ativos; e operações em países como Itália, Austrália, Portugal, Filipinas, Hong Kong e Brasil, onde já atua desde 2010 quando comprou os ativos de transmissão da empresa espanhola Plena. 


“Termos ao nosso lado um acionista do porte da State Grid nos traz a confiança de que a CPFL Energia continuará a sua trajetória de crescimento, reforçando a posição de liderança nos principais segmentos do setor elétrico brasileiro. Temos uma plataforma de negócios preparada para aproveitar as novas oportunidades do mercado, e o apoio da State Grid será fundamental”, afirma o presidente da CPFL Energia, Andre Dorf.


A State Grid também é líder global em tecnologia nos setores de transmissão e distribuição, abrindo a possibilidade de intercâmbio tecnológico e troca de experiências entre as duas empresas. Hoje, a empresa é referência mundial na transmissão de energia em longas distâncias, sendo pioneira no desenvolvimento das linhas de transmissão de ultra-alta tensão (acima de 800 kV de tensão). 


A expertise da State Grid está sendo aplicada no Brasil na construção do primeiro sistema de transmissão brasileiro de ultra-alta tensão, que tem por objetivo escoar a energia a ser produzida pela hidrelétrica Belo Monte (PA). Com mais de 2 mil quilômetros, interligando às regiões Norte e Sudeste, as linhas de transmissão estão sendo construídas pela empresa em parceria com o Grupo Eletrobras.


A State Grid também possui grande experiência em projetos de redes inteligentes (smart grid), tendo instalado mais de 300 milhões de medidores digitais em toda a China, e vem apoiando e investindo nas tecnologias de baixo carbono, sobretudo nos campos da energia renovável e mobilidade elétrica. Estas ações estão em linha com os direcionadores estratégicos do Grupo CPFL Energia, que vem liderando os investimentos em smart grid no Brasil e desenvolvendo projetos voltados para fontes renováveis de energia e mobilidade elétrica. 


A chegada da State Grid também aumenta a capacidade de investimentos da CPFL Energia, reforçando a sua posição consolidadora no setor elétrico. A sólida situação financeira da empresa fortalece o perfil de crédito do Grupo CPFL e amplia as possibilidades de financiamento para novos projetos e aquisições de ativos. 


Como previamente anunciado, a State Grid irá registrar o requerimento para Oferta Pública de Ações (OPA) para compra das participações societárias remanescentes da CPFL Energia e irá realizar uma OPA em separado para a aquisição das ações remanescentes da CPFL Renováveis, após finalizados os registros previstos na legislação brasileira.


O antigo acordo de acionistas da CPFL Energia foi encerrado com a compra do Grupo pela State Grid.


Raio-X da State Grid no Brasil (pré-CPFL):


- Operações em 12 Estados (Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Ceará, Piauí, Pernambuco, Goiás, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro);


- Dona de 23 concessionárias de transmissão, sendo 19 em operação e 4 em fase de construção;


- Aproximadamente 10 mil quilômetros de linhas de transmissão em operação e mais 6 mil km de linhas em fase de construção, entre elas o sistema de transmissão de Belo Monte.


- Sede corporativa no Rio de Janeiro e sedes regionais em Luziânia (GO), Itumbiara (GO), Imbirussú (MS) e Ribeirão Preto (SP).


Sobre a CPFL Energia


A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.


Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.


Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.


A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.