Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

CPFL Paulista realiza primeira ligação de microgeração distribuída

Data:
23/12/2021

CPFL Paulista realiza primeira ligação de microgeração distribuída


A CPFL Paulista realizou sua primeira conexão de instalação de microgeração distribuída, na cidade de Ribeirão Preto (SP), em uma residência que optou por instalar placas de geração fotovoltaica solar. A partir de agosto, a energia gerada pela instalação, e que não for consumida no próprio local, passará a ser utilizada também no Sistema Interligado Nacional, ou seja, disponibilizada para outros clientes, gerando créditos de utilização de energia ao proprietário do sistema.


A micro e minigeração distribuída foi regulamentada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em abril de 2012 para vigência a partir de dezembro de 2012, por meio da Resolução Normativa nº 482/2012. Desde que a resolução entrou em vigor, as distribuidoras do Grupo CPFL Energia prepararam-se para receber os pedidos de instalação de micro ou minigeração distribuída.


“A CPFL trabalha para garantir segurança e qualidade no fornecimento de energia, com estes novos geradores que serão ligados à rede elétrica, a partir da popularização dos sistemas de geração. A microgeração tem potencial para beneficiar consumidores, com a economia na conta de luz, a sociedade, promovendo geração e energia limpa e as distribuidoras de energia, que passam a contar com mais energia no sistema, otimizando investimentos”, afirma Paulo Ricardo Bombassaro, Diretor de Engenharia da CPFL Energia.


A CPFL Energia possui os medidores regulamentados de acordo com as regras da referida resolução da Aneel. Os aparelhos estão à disposição para atender os pedidos dos consumidores que fizerem a solicitação para a instalação desses sistemas de geração. As distribuidoras do Grupo também exigem a instalação de um inversor de frequência (aparelho que torna a energia gerada no painel fotovoltaico compatível com a rede elétrica e adiciona mais segurança ao sistema).


Além da ligação realizada na cidade de Ribeirão Preto, as distribuidoras da área de concessão da CPFL Energia receberam outros 13 pedidos de ligação de micro e minigeração distribuída. Os projetos estão sendo analisados e validados pelas distribuidoras locais.


Para realizar o pedido de ligação de micro ou minigeração distribuída, o cliente da CPFL deve acessar o “site” da distribuidora, por meio do www.cpfl.com.br. A distribuidora também possui uma cartilha de orientação com informações e os requisitos para realizar a ligação. O documento pode ser acessado no http://www.cpfl.com.br/paulista/tabid/2644/Default.aspx.